quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

WEB 2.0 permite novas formas de lucro


Com o WEB 2.0 surgem novas formas de ganhar dinheiro com a internet. Uma delas denomina-se de Long Tail (A Cauda Longa). Uma loja virtual pode ter um catálogo muito grande, cheio de itens que vendem pouco e não interessam a lojas comuns que têm um alto custo para manter o produto na prateleira. Mas precisamente por serem difíceis de ser encontradas em lojas comuns é que estes são os itens mais preciosos para quem gosta deles. Por isso, o modelo de vendas na web 2.0 deve ter um sistema para fazer as pessoas descobrirem estes itens únicos do catálogo - por exemplo: “pessoas que compram este CD também compram…”. A venda de muitos itens que individualmente vendem pouco traz muito mais retorno financeiro que as vendas de produtos que individualmente vendem muito.
Outra forma de lucro da nova internet são os softwares como serviços. São programas que funcionam através da internet e são pagos mensalmente. Além destas duas, há outras como: a venda do conteúdo de um site que foi feito pelo utilizador, a venda de informações usadas para fazer um programa (ex. as fotos aéreas que são usadas no Google Maps) e venda de espaço para publicidade onde se paga somente quando o utilizador clica no anúncio.

Sem comentários:

Enviar um comentário