quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Conteúdo


O conteúdo dos websites com o nascimento do WEB 2.0 também sofreu um enorme impacto, dando a possibilidade ao utilizador de participar, geralmente criando e organizando as informações. Mesmo quando o conteúdo não é feito pelos utilizadores, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliação, ou personalização ao gosto de cada um. Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada utilizador, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante. O conceito usado é comparável com o do software livre: se há muitas pessoas a ver, todos os erros são corrigidos facilmente. Para isso existem comunidades que se auto-moderam, através da participação dos utilizadores indicando ao sistema qual utilizador não deve voltar a participar na comunidade. Dentro dos princípios da Web 2.0 o conteúdo deve ser aberto, utilizando licenças como "Creative Commons" que flexibilizam os direitos de autor permitindo que o utilizador reutilize (republicando, alterando ou colaborando) o conteúdo. A partilha de informações deve dar ao utilizador a possibilidade de reutilizá-lo. Além do conteúdo editorial e noticioso, na web 2.0 o conteúdo de alguns sites visa gerar comunidades, seja através de sites de relacionamento, seja através de comentários em notícias e blogues.

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