quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Consumer-Generated Media (CGM)


Consumer-Generated Media (CGM) é um termo utilizado para descrever o conteúdo que é criado e divulgado pelo próprio consumidor. Com a popularização da Internet e o avanço das tecnologias digitais, da mesma maneira que o acesso dos consumidores à informação teve um aumento significativo, aumentou também a facilidade dos consumidores em expressar as suas opiniões. Na Internet o CGM está presente em comentários, fóruns, lista de discussões, blogs e fotologs, comunidades, grupos, sites participativos, no YouTube, na própria Wikipedia. Os consumidores utilizam todas as ferramentas disponíveis (Messenger, sites, blogs, e-mails, mensagens, celulares, etc.) para divulgar, sobretudo, suas experiências pessoais e opiniões em relação a produtos, serviços, marcas, empresas, notícias. Assim como acontecia com o boca-a-boca, o CGM tende a ter um maior poder de influência sobre outros consumidores do que os meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, jornais), pois tendem a transmitir uma maior credibilidade. A diferença é que, com a tecnologia disponível, o impacto do CGM é muito maior que o “boca-a-boca”.Algumas empresas já estão a incentivar a prática do CGM junto dos seus consumidores. Outras estão contratando empresas especializadas para pesquisar o que os consumidores estão a comentar sobre a sua marca, produto ou serviço.

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